Ultimas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Instagram perde metade dos usuários diários ativos um mês após polêmica, diz firma de tráfego


Os usuários do Instagram parecem não ter mesmo gostado de a rede social ter tentado incluir artigos sobre utilização comercial das fotos em seus novos termos de uso em dezembro. De acordo com uma firma que contabiliza o tráfego de aplicativos, a AppStats, a rede social de fotos perdeu mais da metade de seus usuários ativos diários em janeiro.
De acordo com a AppStats, o app tinha 16,3 milhões de usuários ativos diários (que acessam todo dia) em meados de dezembro e agora possui 7,6 milhões.
— Grande parte da perda de usuários se deve às mudanças nos termos de serviço, dado que o caso atraiu muita atenção e gerou controvérsia — disse o diretor-executivo da AppStats, Sebastian Sujka, ao site do jornal “New York Post”.
O Facebook — que comprou o Instagram em abril do ano passado por mais de US$ 700 milhões — classificou os dados de incorretos.
“Continuamos vendo um crescimento forte e contínuo tanto no número de usuários ativos quanto no de novos registros”, afirmou, segundo texto publicado pelo jornal “Daily Mail”, acrescentando que o Instagram tem 100 milhões de usuários ativos.


A AppStats mostra que o Instagram tem, de fato, ganhado usuários ativos casuais, aqueles que acessam o aplicativo pelo menos uma vez no mês. Em 15 de dezembro, o app tinha 41 milhões desses membros e agora está com pouco mais de 46 milhões.
Em dezembro, ao anunciar mudanças em seus novos termos de uso , o Instagram deu a entender que pretendia vender as fotos dos usuários sem pagar nada por isso. O novo texto também forçava os usuários a abrir mão do direito de processar o serviço, exceto em pouquíssimas situações. As regras valeriam a partir de 14 de janeiro.
Os internautas reagiram, com protestos digitais e ameaças de boicote à rede social, levando o assunto para as páginas dos principais jornais do mundo. A fúria dos usuários obrigou o fundador e diretor-executivo do Instagram, Kevin Systrom, a vir a público negar que o serviço esteja planejando vender as imagens postadas. Alguns dias depois, Systrom informou que o texto dos novos termos de uso haviam sido alterados e que a maioria dos trechos polêmicos havia sido retirada.
Nos EUA, uma ação coletiva foi apresentada contra o Instagram à justiça federal em São Francisco. Um usuário do aplicativo de compartilhamento de imagens acusou o aplicativo de quebra de contrato, entre outras reclamações.
O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário