Ultimas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Facebook anuncia nova ferramenta de busca para conteúdo compartilhado na rede social


O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, 28, anunciou nesta terça-feira (15) a Busca Social, uma nova ferramenta de busca para a rede social que já tem cerca de 1 bilhão de usuários.
A pesquisa pode ser feita usando linguagem natural. Na apresentação da novidade, Zuckerberg fez alguns experimentos, como procurar seus amigos que moram em Palo Alto ou amigos interessados no seriado "Games of Thrones".
"É orientada para privacidade", destacou Zuckerberg. "A maioria do conteúdo não é público, você poderá procurar conteúdo apenas que é compartilhado com você."
Robert Galbraith/Reuters
Mark Zuckerberg apresenta a Busca Social (Graph Search, em inglês) em evento na sede do Facebook
Mark Zuckerberg apresenta a Busca Social (Graph Search, em inglês) em evento na sede do Facebook
A empresa afirma que, em um primeiro momento, o usuário poderá pesquisar pessoas, lugares, fotos e interesses comuns que tenham sido compartilhados com ele. Posts, comentários e ações serão incluídos futuramente.


Tom Stocky, diretor de produtos da Facebook que trabalhou anos no Google, apresentou detalhes da nova ferramenta. "O resultado será diferente para pessoas diferentes", disse, procurando por amigos que gostam de "Harry Potter" e "Star Wars". Fez também pesquisas mais complexas, como "meus amigos de amigos que são solteiros, moram em San Francisco e são da Índia" ou "línguas que meus amigos falam".
Também será possível fazer buscar por imagens --por exemplo, fotos de amigos em Paris, fotos de amigos antes de 1980 (uma imagem da executiva Sheryl Sandberg criança surgiu na tela), fotos de Berlim em 1989, fotos de amigos em parques nacionais (uma funcionária do Facebook apareceu ao lado de um lhama em Machu Picchu).
Em comunicado divulgado pela empresa, Stocky e o diretor de engenharia Lars Rasmussen (também ex-Google) explicam: "A busca social aparecerá como uma barra de pesquisa maior no topo de cada página. Quando você pesquisar por algo, a busca determinará não apenas o grupo de resultados recebidos, mas também servirá como um título para a página. Você pode editar o título - e isso criará sua própria visualização personalizada do conteúdo que você e seus amigos compartilharam no Facebook."
Por enquanto, a Busca Social está disponível para um reduzido número de usuários do Facebook em inglês. Ainda não há previsão para o funcionamento do recurso em português.
Antes de abrir para perguntas dos jornalistas, Zuckerberg soltou um "mais uma última coisa", ao estilo Steve Jobs de finalizar seus anúncios. Ele divulgou uma parceria com o Bing, da Microsoft, para que a rede social tenha também a opção de buscas tradicionais na web. Citou como exemplos achar notícias sobre o novo álbum de Rihanna ou saber o clima local, em Menlo Park, sede da empresa no Vale do Silício.
As novidades de hoje chegam quase um ano depois do anúncio de que a empresa abriria seu capital, o que aconteceu em maio. O Facebook se tornou a primeira empresa americana a estrear na Bolsa valendo mais de US$ 100 bilhões, embora suas ações tenham despencado nos meses seguintes, chegando a desvalorizar mais de 50%, em meio a dúvidas de como a rede geraria receita.
Analistas entrevistados pela mídia local comentaram recentemente que os ganhos na bolsa do último mês são devido às expectativas positivas com os resultados do quarto trimestre a serem divulgados no dia 30.
Na terça, a companhia operava no azul em Wall Street, mas, após o início da coletiva de imprensa, as ações chegaram a cair 1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário