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domingo, 10 de março de 2013

Software pirata dá prejuízo de até US$ 22 bilhões




Estudo financiado pela Microsoft levanta dados dos custos com problemas causados por softwares piratas. Dados de tempo gasto com reinstalação também foram levantados.
O estudo encomendado pela Microsoft foi realizado pela agência especializada IDC. Segundo dados levantados, reinstalação de software pirata com problemas já teria tomado 1,5 bilhão de horas apenas para identificar e reparar aparelhos com problema. Já o custo que usuários domésticos já tiveram para resolver esses problemas é bem maior: US$ 22 bilhões para pessoas físicas, e US$ 114 bilhões para empresas.
A pesquisa ainda aponta que no Brasil 50% dos usuários tiveram que reinstalar software pirata por problemas nos últimos dois anos. Destes, 57% preferiram desinstalar o programa devido os prejuízos de desempenho na máquina pessoal. 61 milhões de horas foram perdidas devido problemas com malware.
O trabalho para realizar a pesquisa foi intenso. Foram 270 sites e redes P2P, 108 downloads e 155 mídias físicas (CD’s, DVD’s e afins). além disso, 2.077 consumidores e 258 gerentes de TI em diversos países foram entrevistados, incluindo o Brasil.

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